Como saber se o Windows é 32 ou 64 bits

Na maioria das vezes quando vai fazer o download de um programa, muitas das vezes tem sempre um botão ou texto perguntando qual a versão do seu Windows, mas afinal de contas,  como saber se o Windows é 32 ou 64 bits?

Isso é bem simples e neste tutorial vou ensinar como saber a versão em bits do seu Windows.

Download da versão de programa
Download da versão de programa

Mas antes temos que entender o que são estes 32/64 bits que falamos. Isso nada mais é o tipo de arquitetura que o sistema usa. Ou seja, a forma de como ele irá trabalhar. Um sistema Windows de 64bits é melhor que um 32 bits.

Veja este post um exemplo de programa de 32 e 64 bits.

Outra coisa que tem que ser falada é que também é usada o termos x86 apara definir sistemas 32bits e x64 para sistemas de 64bits, então pode  ocorrer de ter estes termos em alguns lugares.

 

Mas qual é a diferença do Windows é 32 ou 64 bits?

32 bits: É uma versão básica, que devido a atual tecnologia esta em desuso pôs reconhece 3.5gb de memoria ran. Muito encontrado até a era Windows XP e Windows 7. Esta visão sendo usando em sistema com 4gb ou mais causa extrema limitação do sistema.

64 bits: É a versão que aproveita o potencial total do sistema, não tem limitação de uso de memória ram. É a versão que se usa no Windows 10 que ja vem em computadores e notebooks novos.

Hoje em dia já não se vende notebooks e nem computadores com sistema 32 bits por causa das configurações atuais que são vendidas com mais de 4GB de ram, até os notebooks. Com isso, se tornou quase impossível achar sistemas Windows 32 bits sendo vendidos como novo.

 

Como saber se o Windows é 32 ou 64 bits?

É bem simples, geralmente os pc’s e notebooks de hoje em dia já vem com o Windows 64 bits, caso não saiba, só seguir o tutorial a baixo.

Em Windows 7

Vai no ícone Computador/Meu Computador. Clique uma vez nele e após isso, com o botão direito do mouse na opção propriedades.

Meu computador Windows 7

 

Na tela que se abre  em seguida vemos na marcação se o Windows é da versão 32 ou 64 bits.

Versão Windows 7 – 64 bits

 

Em Windows 10

O caminha é quase  o mesmo. Clique uma vez no ícone Este Computador nele e após isso, com o botão direito do mouse na opção propriedades.

 

Meu computador Windows 10
Meu computador Windows 10

 

Na tela que se abre  em seguida vemos na marcação se o seu Windows 10 é da versão 32 ou 64 bits.

Versão Windows 10 - 64 bits
Versão Windows 10- 64 bits

 

Acabamos de ver um simples tutorial de como saber a versão do Windows é 32 ou 64bits. Sem muita dificuldades, aprendemos a descobrir a versão do Windows e qual a diferença de uma para a outra.

Nos dias atuais, o Windows 10 ja vem com 64 bits, devido ao sei hardware mais parrudo.

Como a versão 64 bits aproveita o poder total do sistema, recomendo , se possuir esta versão, baixe a versão do programa que deseje em 64 bits.

Um sistema em 64 bits é excelente para quem quiser tirar o total de seu computador, claro com mais 4gb de ram. Jogos em alta resolução programas de edição de vídeos e fotos são um exemplo de programas que extrai o máximo de poder se seu computador e sistema.

Qualquer dúvida, sugestão ou mesmo critica, deixe seu comentário que terei a humildade em responder.

Valeu e até a próxima. 😉

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Blog Do mangia

Carioca, gamer e dev web, trabalha há quase 10 anos na área. Já desenvolvi grandes portais, blogs e paginas de vendas Atualmente estou mais focado na parte de front-end e usabilidade web.

Deixe um comentário

14 + dezessete =