Como extrair arquivos .wpress no Windows

O All-in-One WP Migration é uma excelente ferramenta de backup e migração, isso é sem sombra duvidas. Mas por outro lado gera um formato que nenhum outro programa abre ou extrai. O formato .wpress. Este formato compactadores é suportado por pelos mais famosos compactadores de arquivos, como o WinRar e Winzip.

Se por algum motivo precisar abrir este aquivo de backup, seja por não consegui fazer a migração. Ou até mesmo der erro ao fazer upload do arquivo. Mas se com o WinRar, Winzip entre outros, não abrem, como vou abrir e extrair?

É bem simples. Eu encontrei a resposta  e vou ensina-la a todos vocês.

MAS ATENÇÃO: este tutorial mostra  de jeito simples e fácil, mas se você nao entende muito do assunto, ou, até mesmo não sente confiança em fazer. Por favor entre em contato com um profissional da área. 

Afinal de Contas, Como extrair arquivos .wpress no Windows?

Primeiramente temos quer ir neste site e efetuar o download. Pode ficar despreocupado(a), não vai baixar nenhum tipo de vírus.

Após  efetuar o download do arquivo, vamos criar a pasta onde iremos extrair o arquivo, neste exemplo crie direto  no disco C:\

Pasta criada no Disco C, onde vamos colocar o arquivo .wpress
Pasta criada no Disco C, onde vamos colocar o arquivo .wpress

 

Com a pasta criada, vamos abrir o prompt de comando, o chamado CMD.

É bem simples, caso tenha o Windows 10, basta digitar na barra de caminho CMD e apertar enter, que já vai abrir a telinha preta bastante conhecida. É importante não fechar o Prompt de comando até o final.

Abrindo CMD no Windows 10
Abrindo CMD no Windows 10

 

Caso seja Windows 7, coloque na barra de busca CMD, espere aparecer e aperte enter que já vai abrir.

Abrindo CMD no Windos 7
Abrindo CMD no Windos 7

Agora, temos que colar o arquivo que baixamos no pc e colocar na pasta que criamos e o arquivo de backup .wpress a mesma coisa, colar dentro da pasta. Mas antes de extrair, vamos renomear para algo simples, como x ou algo simples. Assim fica mais fácil para todo o processo.

Renomeando Nome do Arquivo .wpress
Como Extrair Arquivos .wpressr: Renomear Nome do Arquivo

Agora no prompt aberto vamos usar o comando wpress-extractor junto com o nome do arquivo. Vai ficar assim:

wpress-extractor x.wpress

Agora pode apertar a tecla enter do seu teclado e vai extrair o arquivo.

Extraindo Arquivo .wpress na pasta
Extraindo Arquivo .wpress na pasta

Após extrair os arquivos reparem que só tem os arquivos realmente necessários, como: baco de dados, pasta de upload, languages, plugins, themes. Que já é mais que o suficiente para restaurar o backup4 em outro servidor.

Todos os aquivos dentro do .wpress já extraídos
Todos os aquivos dentro do .wpress já extraídos

 

Pronto, os arquivos já foram extraídos. Agora pode enviar pro servidor e inserir o banco de dados que irá funcionar normalmente.

Dica

Como falei anteriormente, não vão vir todos os arquivos do WordPress, somente os principais. Outros arquivos como o config.php e .htacess tem que serem configurados. No caso de .htacess, na parte onde funciona as urls amigáveis, não configuração do próprio WordPress se auto configura quando salvar esta opção.

 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Luis Fernando Mangia

Carioca, gamer e dev web, trabalha há quase 10 anos na área. Já desenvolvi grandes portais, blogs e paginas de vendas Atualmente estou mais focado na parte de front-end e usabilidade web.

Deixe uma resposta

7 − 3 =