Como instalar a memória ram no computador

Provavelmente você já deve ter ouvido alguém dizer: “o Chrome esta comendo minha memória” ou mesmo “o programa esta travando,  tenho que por mais memória”. Esta memória que falam por aí é a memoria ran. Um componente muito importante  de um computador, seja celular, notebook, computador em geral(notebook, de mesa/desktop, servidor). E vou aqui explicar o que é a memoria ram e como instalar a  memória ram no computador de forma correta no computador.

 

O Que é Memória Ram

O termo ram é inglês e traduzindo sera algo como  “memória de acesso aleatório”. Ela é uma memória dinâmica, na qual guarda informações e agiliza o funcionamento do sistema e de programas o qual você utiliza não seu computado. Como o próprio sistema operacional e um jogo de computador, na qual consome muita informação.

Entretanto, não deve se considerar somente ela é responsável por se torna um computador muito rápido.

Memória Ram Markvison 4GB
Memória Ram Markvison 4GB – Blog do Mangia

 

 

Qual é a importância da memória RAM?

Como ela é uma memória temporária, ela consegue apagar e ser reescrita. Com isso,  fazer uma troca de informações rápida e precisa. E assim ajudando no processamento de dados e não ocupando outros componentes do computador.

Entretanto, como é uma memoria temporária, toda vez que você desliga o computador, ela se apaga.

Se esta memoria der algum problema ou mesmo defeito, o seu computador não irá funcionar de forma correta. Podendo nem ligar.

Como Instalar Memória Ram

Para instalar de forma correta não é nenhum bicho de 7 cabeças, mas precisa ter bastante atenção para não danificar sua placa mãe.

Atenção: Caso você não saiba fazer, não tenha habilidade ou mesmo não tem confiança em fazer, entre em contato com um técnico ou chame alguém que saiba fazer

Neste tutorial vou usar uma memória ram  DDR3 Dual Rank(que tem chip nos 2 lado), da marca Markvision, muito comum no mercado.

Tutorial

Frente e Verso Memória Ram
Frente e Verso Memória Ram

A memória DDR4 atualmente é o modelo mais atual de memória ram no mercado,  mas o modo de instalação é o mesmo, claro que é mais moderna e tem design diferente. Tem com dissipador de memoria, tem luz rgb, placa de metal para proteger os chips e outras coisas.

Primeiramente, aperte as travas para o lado de fora de forma leve, se aperta muito forte pode quebrar ou mesmo danificar a placa. Se estiver com alguma memória ,ela ira levantar, se não estiver, a trava vai ficar inclinada para fora.

Abrindo Trava Memória Ram na Placa Mãe
Abrindo Trava Memória Ram na Placa Mãe

 

Após abri a travas, verifique o lado que encaixe no slot da placa mãe. Isso é uma dica de ouro, uma facilidade imensa para não errar como se encaixa. Outra dica também é que vai ter uma adesivo ou um escrito indicado o lado correto de se encaixar. Além de ser na direção pro lado de fora da caixa, como na imagem a baixo. Quase 100% tem isso.

Encaixe Correto da Memória Ram
Encaixe Correto da Memória

 

Quando já tiver localizado o encaixe certo, aperte as pontas da memória de leve para baixo para encaixar, não muito forte, apenas por um pouco de força para ouvir um “trec” do encaixe. Eu prefiro um lado e cada vez para não danificar a placa e nem a memória.

 

Encaixando Memória Ram
Encaixando Memória Ram

 

Após todos estas etapas que fizemos, as memórias foram instaladas e provavelmente vai esta funcionando. Se não funcionar, tire e bota de novo. Se mesmo assim não funcionar, consulte um técnico de sua confiança.

 

Memória Ram Encaixada na Placa Mãe
Memória Ram Encaixada na Placa Mãe

 

Considerações finais.

Vimos o que é a memória ram, como ela funciona e como instalamos de forma correta.

Trocar a memória ram não é complicado, mas se não sente seguro, por favor, entre em contato com um técnico para não sofrer danos a sua memoria e até mesmo ao seu computador ou notebook.

Não se esqueçam, qualquer duvida, deixe seu comentário. Curtam, compartilhem com seus amigos e avaliem o post.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Luis Fernando Mangia

Carioca, gamer e dev web, trabalha há quase 10 anos na área. Já desenvolvi grandes portais, blogs e paginas de vendas Atualmente estou mais focado na parte de front-end e usabilidade web.

Deixe um comentário

um × quatro =