Como instalar NodeJs no Windows

Antes de mais nada, devo dizer que o NodeJS é realmente maravilhoso. Se falasse que podiam rodar um motor JS no Back-End anos atrás iriam me chamar de louco, mas hoje, em pleno 2022 é muito real. Com ele é possível fazer uma aplicação robusta é muito completa e ao mesmo tempo super leve e que aguenta muita porrada na troca de informações. Uma das melhores coisas sobre o Node JS com certeza. E muitos sites famosos usam ele tais como Netflix, Uber, Linkedin, Nasa, Walmart(nos Estados Unidos). Fora que a comunidade de programadores que trabalham com NodeJS é gigantesca, mas não uniforme em questão do sistema operacional para desenvolver a aplicação. Claro que a maioria usam Linux e MacOs e uma minoria Windows. E aqui vou ensinar a Como instalar NodeJs no Windows.

Lembrando que caso vocês queiram usar Automatizadores de tarefas como o Gulp e Grunt, ferramentas de build como o webpack precisa ter o NodeJS instalado no Windows. Fora aquelas ferramentas próprias dos frameworks JS Front-End, como o Vue CLI, Angular CLI que também precisam do NodeJS instalado  no Windows

Mas antes de continuar, vale a pena ver o post a baixo onde ensino a fazer o download do NodeJS e explico a diferenças entre suas versões.

 

Aprenda a Como instalar NodeJs no Windows

Primeiramente, logo após fazer o download, clique duas vezes no instalador do NodeJS.

Instalador NodeJS para Windows
Instalador NodeJS para Windows

 

Em seguida vai abrir uma caixa de instalação de programa desejando uma boa vinda a instalação do NodeJS. Para prosseguir, basta clicar nem next.

Inicio do Setup de Instalação do NodeJS no Windows
Inicio do Setup de Instalação do NodeJS no Windows

 

Na tela que aparece em seguida tem uma aviso com o famoso termos de uso. Se quiser, ok, mas nem precisa ler os termos todos. Marque a caixinha escrito I accept the terms in the License Agreement e depois clique em Next.

Termos de Uso do NodeJS
Termos de Uso do NodeJS

 

Na  tela seguinte vai aparecer apenas o local que vai ser instalado. Clique em Next.

Local da Instalação do NodeJS no Windows
Local da Instalação do NodeJS no Windows

 

Na tela seguinte vai ser exibida algumas configurações e pacotes adicionais do NodeJS, Eu recomendo deixar como está, mas se for alterar alguma configuração destes pacote basta clicar nas setinhas. Se  não, clique em Next.

Pacotes Instalados no NodeJs no Windows
Pacotes Instalados no NodeJs no Windows

 

Em seguida vai aparecer uma opção de instalar o Chocolatey. Chocolatey é um gerenciador e instalador de pacotes de linha de comando igual como é feito no Linux. Basicamente é instalar programas via linha de comando. Particularmente acho isso desnecessário, pôs podemos baixar diretamente na Microsoft Store ou no próprio site do programa desejado. Mas caso deseje, clique no checkbox.

Aviso de Módulos Nativos NodeJS no windows
Aviso de Módulos Nativos NodeJS no Windows

 

Em seguida vai aparecer um simples mensagem que diz que para instalar, basta clicar no botão Install

NodeJS Pronto para Instalar no Windows
NodeJS Pronto para Instalar no Windows

 

Em seguida vai surgir uma barra de progresso da instalação do NodeJS.

Instalando o NodeJS
Instalando o NodeJS

 

Por fim, clique em Finish para terminar a instalação.

Instalação Completa do NodeJS Feita
Instalação Completa do NodeJS Feita

 

Logo quando você clicar no menu Windows vai está lá no topo como programa recém estalado. Repare que vai ter um prompt de comandos para comando do NodeJS e outros para coisas adicionais.

NodeJS Instalado no Windows
NodeJS Instalado no Windows

 

Como saber a versão do NodeJS no Windows

Para saber qual a versão do NodeJS este instalado no seu Windows é bem simples. Basta digitar prompt ou CMD na barras de busca do Windows e clicar no aplicativo marcados na imagem a baixo.

Abrindo Prompt de Comando no Windows
Abrindo Prompt de Comando no Windows

 

Em seguida, na tela que abrir digite:  node -v, tudo em caixa baixa e aperte Enter no seu telado e em seguida vai ser exibido a versão instalada no seu Windows.

Versão do NodeJS Instalada no Windows
Versão do NodeJS Instalada no Windows

 

Considerações finais

Acabamos e ver e aprender a Como instalar NodeJs no Windows. Basicamente é como instalar um programa simples de Windows, mas com um guia fica bem mais fácil.

Por fim, não se esqueçam, qualquer dúvida, deixe seu comentário. Curta, compartilhe com seus amigos e avalie o post. Até a próxima. Valeuuuuuuuuuuuu.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Blog Do mangia

Carioca, gamer e dev web, trabalha há quase 10 anos na área. Já desenvolvi grandes portais, blogs e paginas de vendas Atualmente estou mais focado na parte de front-end e usabilidade web.

Deixe um comentário

catorze − 10 =